Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa
Associação Mantenedora Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa
Parceria: Prefeitura Municipal de Santa Rosa – Secretaria Municipal de Cultura e Escola de Música Recital
Apoio: Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa e SESI

Atividades Musicais 2017

Coordenação: Prof. Alessandro Munawek

Venha tocar e cantar conosco!

O Projeto Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa é um projeto que conta com a parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Escola de Música Recital, Associação Mantenedora Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa e apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa e do SESI.  Este projeto congrega crianças, jovens e adultos possibilitando o crescimento musical desde o nível iniciante ao mais avançado. Oferece à comunidade em geral o contato com a música através da prática de instrumentos e canto coral, concertos e apresentações, visando desenvolver noções básicas de linguagem musical e também o refinamento do gosto musical, a sensibilidade, o intelecto, o emocional, e a aprender a buscar a excelência necessária no dia-dia através da música, dentro da prática em grupo.

  1. Oficinas Oferecidas:
  • 1.1 Instrumentistas iniciantes: São oferecidas oficinas de violino, viola de orquestra, violoncelo, contrabaixo de orquestra e teoria musical.
  • 1.2  Instrumentistas  com algum conhecimento musical:  São oferecidas oficinas  de prática instrumental através do ensaio da orquestra,  teoria musical e canto. Podem participar desta oficina alunos que já tenham algum conhecimento nos seguintes instrumentos:

1.2.1 –  Instrumentos de cordas: Violino, Viola de orquestra, Violoncelo, Contrabaixo de orquestra, Harpa e Piano.

1.2.2 – Instrumentos de sopro: Flauta Doce (Soprano, Contralto, Tenor e Baixo), Flauta Transversal, Clarineta, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba.

1.2.3 – Instrumentos eletrônicos e percussão: Teclado eletrônico, Bateria, Marimba, Bombo Leguero, Triângulo, Caixa clara, Prato sinfônico, Tímpano.

  • 1.3  Cantores  iniciantes ou com algum conhecimento:  São oferecidas oficinas de canto coral onde são trabalhados  a percepção auditiva musical, o uso correto da voz, da respiração e afinação na emissão vocal individual e em grupo e oficina de teoria musical.

 

  1. Inscrições e experimentação dos instrumentos

As inscrições de todas as ações do Projeto Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa podem ser feitas pelo email: [email protected]; [email protected]; (email prof. Alessandro) ou diretamente no local das aulas, todas as sextas feiras das 13:30 até 22h e sábados das 13:30 até as 16h com o professor Alessandro Munawek. Todas as aulas acontecem no SESI, Rua Cristóvão Leopoldo Meinertz, nº 334 – Bairro Sulina.

  • 2.1  Período de inscrição para novos alunos: de 13 de março de 2017 até 24 de março de 20017.

 

  • 2.2  Experimentação dos instrumentos: dia 24 de março de 2017 às 14h,  para todos os novos inscritos.

 

  1. Oficinas e Ensaios

As oficinas e ensaios para os novos alunos começam a partir de 31 de março de 2017. As aulas acontecem sempre nas sextas feiras e nos sábados (os alunos com aulas escolares no sábado de manhã resolverão a questão em conjunto com o prof. Alessandro Munawek). Todos os alunos devem obrigatoriamente frequentar as aulas de oficina de instrumento, que acontecem nas sextas feiras e, teoria musical e pratica de orquestra, que acontecem no sábado pela manhã.

– Sextas Feiras:

13h30min – Oficina de violino.

15h – Oficina de contrabaixo de orquestra.

16h30min – Oficina de viola de orquestra.

18h – Oficina de violoncelo.

19h30min até 22h – Ensaio da orquestra. (Para todos os instrumentos citados no item 1.2).

 

– Sábados:

8h30min – Oficina de teoria musical. (Obrigatória para todos os novos alunos, instrumentistas e cantores).

10h até 11h30min – Pratica de orquestra para os alunos iniciantes 2017.

13h30min até 16h30 – Oficina de canto coral. (Opcional para instrumentistas).

 

Local das oficinas: As oficinas acontecem nas dependências do SESI, Rua Cristóvão Leopoldo Meinertz, 334 – Bairro Sulina.

 

Faça o pedido da ficha de inscrição e do regulamento das oficinas pelo email: [email protected]; [email protected]

 

Vagas limitadas!!!

Regulamento das oficinas e ensaios.

 

  • Preenchimento de Vagas: As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Havendo mais inscritos que vagas, será feita uma lista de espera, no momento em que abre uma vaga ela será preenchida pela ordem da lista de espera.
  • Presenças nas oficinas e ensaios: a pontualidade e a assiduidade além de constituírem pré-requisito, são imprescindíveis para o bom andamento do trabalho. Nas oficinas e ensaios são realizados aquecimento e preparo instrumental e vocal, além de serem trabalhadas as músicas do repertorio de apresentações. Isso proporciona o desenvolvimento do instrumentista, do cantor e do grupo. Ensaios extras poderão ser marcados, dependendo da necessidade, em comum acordo. Os participantes devem manter presença de 80% entre oficinas e ensaios, o aluno que não mantiver este índice corre o risco de ser desligado do projeto.
  • Apresentações: as apresentações são muito importantes para o desenvolvimento musical, intelectual e emocional do participante. O Projeto prevê 8 concertos por ano dentro do município de Santa Rosa nas mais diversas atividades e também atende atividades culturais e concertos com entidades como o SESI, SESC, Sindilojas, Acisap entre outras.
  • A Associação Mantenedora Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa, é quem coordena todo o projeto, cuidando da questão de impressão de partituras, através de uma parceria com a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa, contratação do transporte para apresentações fora da cidade, Também realiza cursos intensivos de oficina de instrumentos e canto com professores da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Começará a participar dos Editais do Minc (Ministério da Cultura) para aquisição de novos instrumentos de orquestra, realiza a manutenção dos instrumentos, empréstimo de instrumentos para os alunos iniciantes e organizando as mais diversas questões para o funcionamento do projeto.
  • Filiação á Associação Mantenedora Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa – o aluno deverá associar-se a Associação Coral e Orquestra Jovem Santa Rosa, para usufruir das questões citadas acima. A mensalidade é de R$25,00 (Vinte e cinco reais).
  • Desistência: O participante desistente deve avisar a Associação Mantenedora de seu desligamento e se possível explicar os motivos.

Pin It on Pinterest